sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Histórias de Fé - Ele Vê


Playlist com as músicas dos posts anteriores no Spotify, dê o play e siga a leitura ;)

Hoje vamos relembrar a história de uma personagem, da qual não sabemos o nome, mas que ficou conhecida como a viúva de Sarepta.

Elias foi enviado por Deus a essa viúva de Sarepta de Sidom, quando Israel, por seus pecados, enfrentava um longo período de seca, que se estendia também pela região em que essa mulher vivia.

Ellen White define assim quem era ela: "essa mulher não era israelita. Não tinha recebido os privilégios e bênçãos que o povo escolhido de Deus desfrutava, mas cria no verdadeiro Deus, e praticava toda luz que brilhava em seu caminho." (Os Ungidos, pág.55). O próprio Jesus a mencionou uma vez: "Em verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel nos dias de Elias, quando céu se fechou por três anos e seis meses, de sorte que houve grande fome por toda a terra; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Serepta de Sidom." (Lucas 4:25, 26)

Uma improvável. Ninguém se importaria com uma viúva qualquer de uma terra pagã. Ninguém? Certamente Alguém se importava. Ela poderia ser mais uma personagem de um livro muito bom que li recentemente - Graça Surpreendente (recomendadíssimo!). Nele, o autor conta histórias de personagens bíblicos improváveis e como a graça de Deus alcançou a todos eles. Assim como a personagem dessa história.

Ela e seu filho, pobres, sofriam com a fome. O pedido do profeta parecia demais em meio àquela situação. Dar a um desconhecido o pouco alimento que restava a ela? Mas ela, nas palavras de Ellen White, "testemunhou de sua fé." E "Deus recompensou de forma maravilhosa a fé e a generosidade da viúva.[...] A viúva de Sarepta repartiu o pouco alimento que tinha com Elias; e como recompensa, sua vida e a de seu filho foram poupadas. [...] Nosso Pai celestial ainda continua a colocar no caminho de Seus filhos oportunidades que são bênçãos disfarçadas, e os que aproveitam essas oportunidades encontram grande alegria." (Pág. 56)

Imagine a história toda do ponto de vista daquela mulher. Pense na situação em que ela se encontrava, será que ela poderia imaginar que o Deus de Israel, que de alguma forma ela conhecera, olharia pra ela e supriria as suas necessidades naquele momento? Aparentemente ela não via esperança a sua frente, ao afirmar que aquele seria o último alimento seu e de seu filho.

Deus vê. Ele viu que naquela terra de Sarepta havia uma mulher de fé. Deus sabe. Ele conhecia as suas necessidades, suas dificuldades, seu sofrimento. Deus agiu, realizou milagres por ela.
E na tua vida... qual é a situação que você acha que Deus não vê? Quais são as dificuldades, os altos e baixos pelos quais você passa, que abalam a tua fé? Ele vê. Ele quer agir na tua vida. Ele guarda a cada um de nós, não importa quem somos, onde estamos, os caminhos que tenhamos seguido.

"O nosso Deus tem o Céu e a Terra sob o Seu comando, e sabe justamente de que necessitamos. Só vemos um pequeno trecho do caminho que está à nossa frente; mas 'todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos dAquele com quem temos de tratar' (Hebreus 4:13). Ele está entronizado acima do tumulto da Terra; todas as coisas estão ao alcance da Sua divina supervisão; e lá da Sua grande e calma eternidade, Ele comanda o que em Sua providência vê ser o melhor." (Conselhos Para a Igreja, pág. 78)

Confie nesse Deus que tudo vê!


___________________________________
Histórias de Fé

2° Temporada
#1 Em Frente (Os Escolhidos) - Abraão, Ló, Jacó e José
#2 Preparados para a Batalha (Os Ungidos) - Asa

1° Temporada
#1 Qual o Tamanho do Seu Problema? (Patriarcas e Profetas) - Israel e Davi
#2 Erga teus Olhos e Cante (Profetas e Reis) - Josafá
#3 Mesmo Sem Ver (Profetas e Reis) - Elias
#4 Poder e Querer (Desejado de Todas as Nações) - o nobre e o leproso
#5 (Im)Possível? (Atos dos Apóstolos) - Pedro
#6 Cantando até o Fim (O Grande Conflito) - João Huss
#7 Escritas no Livro - o Livro da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário