domingo, 3 de abril de 2016

Histórias de Fé - Em Frente



Estamos caminhando, talvez não saibamos aonde vamos, andemos em círculos. A conversão nos indica a direção a seguir, mas é nossa escolha seguir em frente.
Acontece que muitas vezes nós escolhemos permanecer. A vida é cômoda do jeito que é, não sabemos o que nos espera se tentarmos mudar alguma coisa, não buscamos a direção de Deus para saber o que Ele realmente quer de nós. Mas nos acomodar tem geralmente a tendência de nos fazer desenvolver hábitos que talvez não sejam os melhores, aceitar que tudo fique assim.

Conhecemos a história de três personagens, de uma mesma família, que foram chamados ou forçados pelas circunstâncias a sair de onde estavam e alcançaram maiores bênçãos em suas vidas. Será que foi fácil pra cada um deles?
Começamos por aquele que é considerado um dos maiores exemplos de fé. Abraão recebeu grandes promessas de Deus, condicionadas à obediência a ordem de ir aonde Deus o mandasse. "Abraão devia se afastar da influência de seus parentes e amigos. Seu caráter deveria ser distinto, diferente de todo o mundo." Os Escolhidos, pág 67. Ele então partiu "sem saber para onde, a fim de ir aonde Deus o levasse." Pág 68. Ellen White afirma que ainda hoje Deus chama pessoas, pela Palavra ou por Sua providência. "Quem está pronto, ao receber o chamado de Deus, a renunciar os planos acariciados, a aceitar novos deveres e entrar em campos com os quais ainda não está familiarizado? Aqueles que assim fizerem terão a fé de Abraão e irão partilhar com ele da glória eterna." Pág 68. Abraão viveu em jornada de um lugar para outro, e enfrentou várias dificuldades no caminho. "As provações que testam mais severamente a nossa fé e fazem parecer que Deus nos abandonou devem nos levar para mais perto de Cristo." Pág 69. Apesar de tudo que enfrentou, Abraão foi abençoado, prosperou, e tornou-se pai de uma grande nação. Deus tinha planos muito maiores pra ele, que ele não alcançaria vivendo na sua terra, em meio à idolatria e todas as suas influências.
Ao contrário de seu tio, Ló não buscou a orientação de Deus para onde ir. Ele escolheu a vida mais cômoda na cidade. Cercado de todas as influências, ele teve a sua vida salva quando Sodoma foi destruída, mas ainda assim escolheu novamente não ir aonde Deus mandou. "Sem bens e lamentando a perda da esposa e dos filhos, passou a morar em cavernas, em uma vida de completa humilhação em sua velhice. Ele deu ao mundo, não uma raça de pessoas justas, mas duas nações idólatras que se opuseram e guerrearam contra o povo de Deus até que foram destruídas, quando se encheu a sua taça de iniquidade. Como foram terríveis as consequências que se seguiram por causa de um passo mal dado!" Pág 93.
Jacó, apesar de seus erros, que causaram seu afastamento de casa, recebeu de Deus, assim como seu avô Abraão, a promessa de que seria abençoado e não estaria sozinho em sua jornada. Ele confiou e respondeu com gratidão a Deus. Ellen White diz que devemos "sempre lembrar com gratidão dos preciosos livramentos proporcionados por Deus, ao abrir caminhos diante deles quando tudo parecia escuro e ameaçador, animando-[n]os quando [estávamos] prontos a desanimar." Pág 106. Jacó pôde retornar para a casa de seu pai juntamente com a sua família e reconciliou-se com seu irmão. "Deus, que é rico em bênçãos, concedeu a Jacó as bênçãos seculares, além da bênção mais elevada que ele buscava - a bênção espiritual." Pág 118.
Por fim, José. Ele tinha tudo pra dar certo, o filho preferido de Jacó, fiel a Deus, e um "sonhador". Mas seu favoritismo despertou a inveja que resultou em ódio da parte de seus irmãos. Parecia que tudo tinha desabado na sua vida. Mas ele confiou em Deus, e onde quer que ele estivesse, decidiu ser fiel. De escravo a prisioneiro, de prisioneiro a primeiro ministro do Egito. "As circunstâncias variadas que encontramos dia a dia são destinadas a provar nossa fidelidade e a nos qualificar para maiores responsabilidades. ... Um caráter reto tem mais valor que o ouro de Ofir. Sem ele, ninguém pode alcançar uma elevada posição. A formação de um caráter nobre representa o trabalho de uma vida inteira. Deus oferece as oportunidades; o êxito depende do uso que fazemos delas." Pág 129.

Qual é a tua história? Será que Deus te chama a sair do meio das influências malignas desse mundo? Ou as tuas escolhas erradas te forçaram a trilhar um caminho que não era o que vc esperava pra tua vida? Ou então vc sempre fez tudo certo e as coisas não saíram conforme o planejado?
Apenas prossiga. Vá em frente! Confia nAquele que é especialista em finais felizes. NAquele que promete te abençoar no final do caminho. Siga aonde Ele quer que vc vá. Não tenha medo do desconhecido. Apenas não fique onde está, esperando que as circunstâncias mudem por si mesmas. Vá em frente.

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará." Salmo 37:5



Nenhum comentário:

Postar um comentário