sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Os Bons e Novos Tempos do Arautos do Rei



Cresci ouvindo Se Ele Não For o Primeiro e Eu Não Sou Mais Eu. Até hoje são meus cds preferidos do Arautos do Rei. Uma fase marcante certamente pra maioria que vivenciou ou mesmo que não tenha vivenciado essa época. Não há quem não lembre com um certo saudosismo dos bons e velhos tempos do Arautos e de outros grupos adventistas que ou deixaram de existir ou talvez já não tragam mais aquele estilo, aquela harmonia, aquelas músicas.

Há quem diga que o Arautos de hoje tenha perdido um pouco da sua essência, há quem não curta as atualizações de estilo, não curta Tenho Paz e seu jeito jovem e animada (vale relembrar que já falamos aqui sobre isso). Mas há muitos que estão sempre abertos a novidades, e continuam admirando o ministério sempre abençoado do Arautos, independente das mudanças de estilo, formação, direção musical. Tipo nós aqui, certo?

Convenhamos, cada nova fase, nova formação, nova direção musical traz uma nova personalidade ao quarteto, embora mantenha sua identidade. Com certeza a nossa tão amada formação de 96 teve seus críticos. Com o passar dos anos, novos públicos surgem, a música precisa acompanhar e alcançar as pessoas de diferentes maneiras, e com novos estilos. Com certeza daqui a alguns anos vamos lembrar da fase atual (já não atual) e de músicas belíssimas e marcantes como Um Pouco Mais, Vale a Pena Esperar, NEle, Tenho Paz e as recentes Missão e Inevitável.

Há uma semana atrás o assunto mais comentado nas redes sociais adventistas foi o início de uma nova fase, com potencial para se tornar memorável, do Arautos do Rei. Com o anúncio do novo diretor musical do quarteto, vieram uma enxurrada de curtidas, comentários e compartilhamentos. Ninguém mais ninguém menos do que Jader Santos assumiria o lugar do Ricardo Martins.

Teremos um retorno ao estilo Jader Santos de Arautos, mas um novo estilo Jader Santos. É aquela história, ninguém passa pelo mesmo rio duas vezes, o rio não é o mesmo, a pessoa não é a mesma. Jader traz  agora uma bagagem musical maior (além de todo reconhecimento). Já tendo sido Arauto, ele conhece a responsabilidade e as possibilidades de ser um Arauto. Não voltamos aos anos 90, não é aquela formação Dênio, Jeferson, Tarsis e Ronaldo (mas quem não gostaria que fosse?). Mas temos uma formação renovada, com bastante potencial. Também tem o fato de o Jader ter trabalhado até agora com um grupo masculino jovem, que tem agradado bastante o púbico, especialmente jovem, e por isso esteja envolvido com a atualidade da música Adv. (Favor não deixarem o 7MUS acabar.)

Independente de comparações, de saudosismos, sem desmerecer as fases anteriores que tiveram seus aspectos positivos e também negativos tanto quanto a fase Jader, resta esperar por novas músicas, lançamentos, e ver no que vai dar. Certamente será mais uma passagem abençoada, tem tudo pra agradar a maioria do público Adv, e ser um sucesso pra glória de Deus e a salvação de pessoas. Esperemos pra ver o que virá musicalmente. E oremos por esse ministério, que há mais de 50 anos tem levado a mensagem e mantido sua essência no meio adventista.

Jader Santos foi diretor musical do quarteto Arautos do Rei de 1984 a 1990 e de 1993 a 2001. Tem formação em teologia, música e mestrado pela Universidade Andrews. É o compositor dos hinos Além do Rio e Não Me Esqueci de Ti do Hinario Adventista. No Arautos, compôs músicas como Se Ele Não For o Primeiro e Eu Não Sou Mais Eu. Desde 2011, dirige o grupo 7MUS do Unasp, quinteto masculino jovem, com músicas como Madrugada, Muito Mais e Que Tal.

“Terei a responsabilidade de levar em frente essa tocha já erguida por muitos verdadeiros heróis. Fazer música é relativamente simples, o difícil é ser um proclamador e súdito musical ‘do Rei’. Como nunca antes, precisarei das preces e do apoio de todos vocês.
Hoje desperto e abro os olhos para um Novo Tempo. Que ele seja de paz e de salvação para muitos, inclusive para a minha casa. Como meu amigo, maestro Ricardo Martins, recentemente me lembrou: Chegou a hora. De novo”. Jader Santos, via Facebook.

Continuem acompanhando e até a próxima novidade musical adventista! 


Um comentário:

  1. Que bom, devemos ter em breve novas e inspiradas composições de Jader Santos.
    Feliz sábado!

    ResponderExcluir