sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Busque Mais!


"Mas os manassitas não conseguiram expulsar os habitantes dessas cidades, pois os cananeus estavam decididos a viver naquela região. Entretanto, quando os israelitas se fortaleceram, submeteram os cananeus a trabalhos forçados, mas não os expulsaram totalmente. Os descendentes de José disseram então a Josué: “Por que nos deste apenas um quinhão, uma só porção de herança? Somos um povo numeroso, e o Senhor nos tem abençoado ricamente”. Respondeu Josué: “Se vocês são tão numerosos, e se os montes de Efraim têm pouco espaço para vocês, subam, entrem na floresta e limpem o terreno para vocês na terra dos ferezeus e dos refains”. Os descendentes de José responderam: “Os montes não são suficientes para nós; além disso todos os cananeus que vivem na planície possuem carros de ferro, tanto os que vivem em Bete-Seã e seus povoados como os que vivem no vale de Jezreel”. Josué, porém, disse à tribo de José, a Efraim e a Manassés: Vocês são numerosos e poderosos. Vocês não terão apenas um quinhão. Os montes cobertos de floresta serão de vocês. Limpem o terreno, e será de vocês, até os seus limites mais distantes. Embora os cananeus possuam carros de ferro e sejam fortes, vocês poderão expulsá-los." Josué 17:12-18 NVI

Esse capítulo me chamou a atenção na época do #rpsp. O texto voltou à tona recentemente quando meu pai comentou sobre ele relacionando ao comodismo na igreja. Depois de uma sequência de nomes de cidades e fronteiras distribuídas entre as doze tribos, Josué 17 conta a história da herança de Manassés. Essa tribo era numerosa e achava que merecia mais do que havia recebido.

O povo de Israel estava acostumado a ver as coisas "caírem do céu" (inclusive literalmente). Eles viviam como escravos no Egito e Deus os tirou de lá sem que eles fizessem grandes esforços, apenas acreditassem e marchassem. Deus os protegia do calor e do frio do deserto. Deus lhes dava o maná a cada dia. Quando pediram por carne, Deus lhes deu carne. Agora haviam chegado a Canaã, depois de mais uma vez as águas terem se aberto à frente deles, as muralhas de Jericó terem caído apenas pelo som de trombetas e gritos. Deus lhes dera a terra prometida de presente, e ali estavam eles.

Ainda assim, quando algo não saía exatamente de acordo com o que eles esperavam (ou eles não tinham paciência para esperar que saísse), eles se punham a reclamar e reclamar... Quantas vezes quiseram voltar ao Egito onde tinham suas casas, comida, etc. Esqueciam-se de que eram escravos lá e de que Deus os tinha libertado.

Dessa vez, a tribo descendente de José encontrou mil e um problemas na terra a eles destinada. A terra era pouca, eles eram muitos, havia montanhas ainda não exploradas, os cananeus eram "poderosos"... Mas a resposta de Josué encerra a história: vocês são muitos, vocês podem ir em busca de mais terras, vocês podem expulsar os cananeus.

Quantas vezes nós nos acostumamos esperar que Deus nos dê tudo, esquecendo que nós podemos conquistar junto com Ele. Às vezes nós olhamos para aquilo que queremos e esperamos sentados apenas orando "ah, Senhor, como eu gostaria disso!". Deus sempre faz por nós aquilo que não podemos fazer, mas o que nós podemos, Ele não fará.

E tem também o comodismo, quando se aceita tudo como está, como se alcançar mais fosse algo complicado demais, então que fique assim mesmo. Deus não quer para Seus filhos individualmente e para a Sua Igreja também, uma vida de mediocridade. A mensagem que temos como povo escolhido para dar ao mundo é grande, a obra precisa alcançar todo povo, língua e nação, e só então Ele voltará. Não dá pra ficar de braços cruzados esperando que a mensagem se pregue sozinha!

Da mesma forma, em nossas vidas, Deus não nos criou para nos contentarmos com pouco. Lembremos  quão grande sacrifício Ele fez por nós para nos dar aquilo que nem em nossos melhores sonhos poderíamos  alcançar. Para isso, não há esforço que precisemos fazer, basta aceitar. Mas enquanto aqui nesse mundo, nós devemos ir em busca de mais. Nossa vida profissional pode ser melhor, nossos relacionamentos podem ser mais próximos, nossa espiritualidade pode ser mais aprofundada, nossa missão pode ser levada adiante com mais entusiasmo.

Pode não ser fácil escalar as montanhas, enfrentar os gigantes, conquistar o que queremos. Mas ao nosso lado temos Alguém que é forte para nos fazer vencer todos os desafios, se Ele assim o quiser. Que nunca desanimemos, se Ele deseja que vamos em frente, vamos com fé. Uma frase na época de Josué 17 no #rpsp dizia "quanto maior for o desafio, maior será a vitória". Não nos acomodemos, busquemos mais. Mais conquistas, mais de Deus na nossa vida, mais fé e coragem pra prosseguir. Lembremos que Deus quer nos dar tudo que Lhe pedirmos, se for para o nosso bem e para a Sua glória.

"E eu farei o que vocês pedirem em Meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em Meu nome, Eu farei." João 14:13-14 NVI
"Até agora vocês não pediram nada em Meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa. João 16:24 NVI

Por fim, não nos acomodemos a esse mundo, ele tem tão pouco a nos oferecer! Temos muito mais a nos esperar!

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2 ARA


Viva seus sonhos, saia do chão
Os sonhos precisam sair do papel

Abra as janelas do seu coração
Nas asas da fé você toca o céu



Um mês de 2015 já passou, mas ainda restam 11 pra vc tirar seus sonhos do papel. Este é o momento, não perca tempo. Busque mais, sempre mais!
#FelizSábado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário