terça-feira, 26 de agosto de 2014

#rpsp - A Nossa História em Daniel


Boa tarde!

"Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a Ele pertencem. Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir. Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com Ele." Daniel 2:20-22 NVI

O assunto é novamente Reavivados Por Sua Palavra. Hoje nós terminamos o livro de Daniel, e assim como na semana passada temos uma breve reflexão sobre o assunto. Enquanto a primeira parte do livro contava a história de Daniel e seus amigos durante o cativeiro, a segunda parte é a parte profética, e fala da História do mundo.

Começando já no início do livro, quando o rei Nabucodonor tem um sonho com uma grande estátua, a história dos reinos desse mundo são reveladas a Daniel. Algumas pessoas tem alguma dificuldade de compreender os significados, recomendo muito o programa Bíblia Fácil que explica super bem o assunto. O fato é que a sequência dos capítulos descreve com mais detalhes cada um dos reinos, Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia, Roma e Europa. E após todos esses reinos, o reino de Deus será estabelecido.

Vimos no livro que um reino oprimiria "os santos, [tentaria] mudar os tempos e a Lei". A verdade seria lançada por terra, mas Deus chamaria um povo que restaurasse a Sua verdade. "Até duas mil e trezentas tardes e manhãs e o santuário será purificado" Dn8:14, a profecia que aponta para o início do movimento adventista em 1844. Desde então, vivemos o dia da expiação, ou seja, Cristo intercede por nós no lugar santíssimo do santuário. E lá se vão quase 170 do cumprimento da profecia, e a certeza de que esse tempo de graça está chegando ao seu final.

Mas sem envolver muito nos assuntos proféticos, o que nós vimos nesse livro é a mão de Deus guiando a História do mundo e a nossa história também. As profecias se cumprem com precisão e ao olharmos para as promessas de Deus que ainda estão por se cumprir, fica a certeza expressa nas palavras de Ellen White "Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que nos esqueçamos como Deus tem nos conduzido no passado."

Confie, se Ele dirige o tempo e a História, Ele também pode dirigir a tua vida, basta vc permitir. Deixe que Ele escreva a tua história. Fique com a promessa final do livro de Daniel:

“Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará e, então, no final dos dias, você se levantará para receber a herança que lhe cabe”. Daniel 12:13 NVI


És o Dono do tempo,
O Senhor da História,
Sei que tens os meus dias em Tuas mãos.

Fiquem com Deus! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário