sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O Que Realmente Importa



Olá pessoal :)

Certamente vcs já perceberam que sou do tipo que curte vários estilos musicais e to sempre aberta à novidades. O conceito da página realmente é esse, divulgar o máximo possível da música adventista, em todos os lugares, de todos os estilos e para todos os públicos. E sim, já ouvi muita coisa pra postar na página e não curti, não fez o meu "tipo", mas prefiro não ficar criticando.
Pois então, é só aparecer algo novo na música adv, que as críticas desnecessárias aparecem. O caso mais recente foi o clipe do Arautos do Rei - Tenho Paz, do novo projeto direcionado aos jovens que vai ser lançado em agosto, 360º. A música é de autoria do Pedro Valença, e se vcs perceberem o vídeo no youtube extraído do programa Código Aberto não tem comentários negativos. Mas Arautos é Arautos e tem que ter aquela "cara de quarteto", tem que se manter "tradicional", etc etc etc.
Sou fã do Arautos desde que me conheço por gente e tenho certeza que 90% dos membros da IASD tem o Arautos como referência de música adventista. E sim, eu tenho notado uma grande diferença do Arautos das "antigas" (entendam como década de 90, a fase marcante do quarteto, Jader Santos e tal) pras formações/cds mais recentes. Não que tenha "piorado" ou "melhorado", apenas mudou, mas afinal, muita coisa mudou nos últimos anos, não? Enfim, eu não vejo mais aquela harmonia de uns tempos atrás, mas as músicas continuam belíssimas, e o Arautos continua sendo o Arautos. Inclusive, melhor grupo gospel de 2013 segundo o troféu Promessas.
Mas e quanto ao clipe? Eu me encantei pela música desde que ouvi pela primeira vez no CA, considero o Pedro um dos maiores compositores advs da atualidade, e achei ótima a versão do Arautos, achei linda a harmonia e super curti o solo do Jairo, além do roteiro do clipe, fotografia e tal. Aí vem gente falar do ukelele, do ritmo, se é reggae ou seja lá o que for, que "não tem nada a ver com o Arautos". Fiz um post recentemente falando de instrumentos, ritmos e afins, vcs podem ler ou reler aqui, e repito o que eu já disse lá: tudo depende de como é utilizado. Acho que o ritmo e o ukelele se encaixam no estilo, e é o estilo Pedro Valença. Combina com o quarteto? Por que não? Aliás, vi comentários de que se fosse outro cantor/grupo o pessoal aceitaria numa boa... Nem sempre o tradicional é o que agrada a todos, assim como o que é novo. Achei uma boa mudança (o que não significa que o Arautos vá deixar de cantar músicas tradicionais, a capella, etc pra cantar só Pedro Valença), o Arautos tem 52 anos de história e de tradição e não vive cantando o que se cantava há meio século atrás, acho que atualizações são válidas dentro dos princípios e do bom senso.
Agora voltemos ao título do post, que também pode ser lido como uma pergunta. O que realmente importa?
O que realmente importa não é se a música agrada a nós, mas se agrada a Deus. E quem pode dizer o que O agrada?

""Pois os Meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os Meus caminhos”, declara o Senhor." Isaías 55:8

Enquanto as pessoas ficam criticando e julgando, o Arautos tá levando a mensagem que se dispôs há tanto tempo a levar. E outros cantores e grupos tão fazendo o mesmo, cada qual com seu jeito diferente de fazer música. Enquanto o mundo tá caminhando pro seu final, guerras, epidemias, catástrofes, o Arautos tá cantando que Jesus breve virá, e dizendo ao mundo que é possível ter paz em Cristo, é possível vencer as tempestades desse mundo.

O que realmente importa é o que vc tem feito pra levar a mensagem, pois Jesus está voltando, é só um pouco mais, um pouquinho mais...



God Bless!

Um comentário: